Robert Noyce – O pai do chip

Robert Norton Noyce, também conhecido como Bob Noyce, foi o “pai” do microchip. Faria hoje 84 anos se estivesse vivo. Físico de formação, Noyce nasceu em Burlington, IO a 12 de dezembro de 1927 e é considerado o inventor do microchip, sendo também um dos fundadores da Intel Corporation.

Noyce, relatou que a invenção do microchip ocorreu enquanto realizava pesquisas com silício, criou então uma estrutura intergrada de circuitos eléctricos e transístores – circuito integrado – o que possibilitou mais tarde outra das grandes invenções do homem, os computadores pessoais. 

Carinhosamente apelidado de “o mayor do Vale do Silício” por ter supostamente dado o nome à região norte-americana situada em San Francisco, CA conhecida por albergar algumas das maiores empresas mundiais de tecnologia (Silicom Valley), Noyce morreu aos 62 anos em Austin,TX a 3 de junho de 1990. 

No ano seguinte, foi criada a Fundação Noyce foi se dedica a melhorar a educação pública em matemática e ciências. 

Anúncios

Sobre Rosdet Nascimento

Nasci em 1985 em São Tomé e Príncipe, mas vivi toda a minha vida no concelho de Cascais. Tenho formação na área de informática, mas sou administrativo numa grande multinacional, dizem que a maior delas. Além da escrita e do cinema, sou amante de desportos como Running e Krav Maga. Guerreiro é o meu primeiro romance.
Esta entrada foi publicada em Efemérides. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s