Discos de recuperação

Eu formato o meu PC várias vezes ao ano para que trabalhe sem problemas, mas é urna trabalheira instalar drivers, programas e configurá-los, e são sempre os mesmos drivers, programas e configurações. Recentemente formatei um portátil com os discos de recuperação. que o formata e instala o sistema operativo, os drivers, programas e as configurações de uma só vez, com um utilitáno da Symantec (não sei qual é). Já expetimentei o Norton Ghost, Nem BackitUp, mas não funcionam, nem arranca do CD.
Como posso fazer um disco de recuperação, qual o programa, e como fazê-lo?

Existem várias formas de ‘ criar discos de recuperação para que possa restaurar o PC sem ter muito trabalho. Um dos programas que mais gostamos é o Norton Ghost é simples de usar e seguro.

Mas para que fique tudo bem feito é necessário seguir todos os passos com cuidado. Apesar do Norton Ghost permitir criar um disco de recuperação através do Windows a melhor forma de o fazer (ou a mais segura) é em modo MS-DOS. Para isso vai necessitar de uma disquete de arranque especial que é criada pelo programa em questão.

  • Vá ao menu Start (Iniciar) e de seguida a Programs (Programas) e aí dique em Ghost Utilities e em Norton Ghost Boot Wizard.

Irá aparecer uma janela com um interface bastante intuitivo que não irá oferecer qualquer tipo de dificuldade. Em poucos minutos terá a disquete de arranque criada. Assim que tiver a sua disquete criada ligue o PC e arranque a partir da mesma. Assim que o Norton Ghost for carregado, vá a Local, depois a Partition, e dique em To Image. Seleccione agora a drive onde tem o seu sistema operativo e de seguida a respectiva partição.

  • Agora seleccione o local onde pretende que a imagem seja criada e atribua um nome à mesma. Por razões de compatibilidade não deve escolher um nome com mais de oito (8) caracteres. Seleccione agora o método de compressão, recomendamos Fast.
  • Agora é só dar inicio ao chamado processo de dumping. Assim que a imagem estiver criada irá aparecer a mensagem Dump Completed Successfully. Para verificar se todos os dados ficaram realmente bem guardados, escolha Check (em Local) e Image File. Só tem que indicar de seguida o local onde a mesma se encontra. Se tudo correu bem verá que uma mensagem: lmage File passed integrtty check
  • Agora já pode sair do programa. Para restaurar a imagem faça uso novamente da disquete de arranque do Ghost, vá ao menu Local, depois a Partition e escolha a opção Froru Image. Seleccione o local onde a imagem está guardada (por exemplo, o leitor de CDs) dique por cima do ficheiro de imagem (*gho) e, para terminar; indique qual a partição de destino.
  • Agora é aguardar que o processo fique concluído. Tenha em atenção que restaurar uma imagem é um processo mais melindroso do que criá-la: se escolher uma partição errada ou um disco rígido errado poderá perder todo o conteúdo. Um abraço e bons backups!
powered by OPS Portugal
Anúncios

Sobre Rosdet Nascimento

Nasci em 1985 em São Tomé e Príncipe, mas vivi toda a minha vida no concelho de Cascais. Tenho formação na área de informática, mas sou administrativo numa grande multinacional, dizem que a maior delas. Além da escrita e do cinema, sou amante de desportos como Running e Krav Maga. Guerreiro é o meu primeiro romance.
Esta entrada foi publicada em Dúvidas. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s