Como Prolongar a Vida Útil de Baterias de Litio

As pesquisas no campo de baterias estão a ser focadas nas baseadas em Litio, pelo que se espera que todos os dispositivos portáteis serão alimentados por baterias de Litio num futuro próximo. As baterias de Litio-ion são superiores às baseadas em Níquel e Chumbo em diversos aspectos, e como resultado disso a sua utilização tem crescido muito.

O Litio-ion ainda não está completamente desenvolvido, continua em constante desenvolvimento e como tal as novas baterias de Litio teem desempenho e duração maiores que as primeiras. Novos metais e combinações quimicas são testados periodicamente para aumentar a capacidade de carga e vida útil das baterias.

Uma bateria de Li-ion dura cerca de 300 até 500 ciclos de carga/descarga. É sempre preferível executar um ciclo parcial do que uma descarga completa. Não há razão para se preocupar com o chamado efeito memória, pode carregar a sua bateria sempre que quiser.

Embora o Litio-Ion ou Li-Ion não tenha efeito memória em termos de degradação de performance, as baterias com medidores de carga apresentam o que os desenvolvedores chamam de “memória digital”. A explicação é a seguinte: Descargas curtas com frequentes recargas não permitem a calibração periódica necessária para sincronizar o medidor de energia com a carga atual da bateria. Uma descarga seguida de uma recarga completa a cada 30 cargas menores corrige este problema. Se ignorado, o medidor de energia irá tornar-se cada vez menos preciso.

O envelhecimento do li-ion é outro problema que é ignorado. Uma bateria li-ion em uso, dura entre 2 a 3 anos. A perda de capacidade manifesta-se aumentando a resistência dos componentes internos devido à oxidação. Eventualmente, a resistência da célula chega a um ponto no qual a bateria não consegue mais usar a energia armazenada embora esteja 100% carregada. Por esta razão, uma bateria velha ainda pode ser mantida em uso em aplicações que consumam uma corrente baixa. O aumento da resistência interna é tipico para baterias de li-ion baseadas em cobalto. Um sistema utilizado em telemóveis, máquinas digitais e notebooks pela sua capacidade de armazenar grandes cargas.

A velocidade de envelhecimento da bateria de li-ion está ligada diretamente à temperatura e carga armazenada. Manter a bateria com alto nível de carga e sob temperaturas elevadas apressam a perda permanente de capacidade, mesmo com todas as melhorias na tecnologia de armazenamento li-ion.

A pior condição possivel para sua bateria é mantê-la totalmente carregada em temperaturas elevadas, o que ocorre normalmente nos notebooks. Se usado com alimentação externa (carregador) e com a bateria sempre encaixada, a bateria irá durar de 12 a 18 meses. Ela não irá parar de funcionar der repente, mas irá apresentar uma constante queda na sua durabilidade e desempenho.

Não há forma de reparar uma bateria de li-ion quando esta se estraga. Há uma melhoria de performance temporária ao aquecer a bateria, isso reduz a resistência interna, mas assim que a temperatura volta ao normal a bateria retorna também ao normal. Temperaturas baixas aumentam a resistência interna.

Se possível, guarde sempre a bateria num local fresco e baixo em humidade, com aproximadamente 40% de sua carga. Alguma carga de reserva é necessária para manter a bateria e seus circuitos internos funcionais durante o armazenamento prolongado. Evite a todo custo deixar sua bateria totalmente carregada e sob alta temperatura, por exemplo, dentro do carro ao sol. Outra coisa, se mantida em constante uso, a temperatura interna da bateria ronda os 45 graus.

Remover a bateria de seu laptop enquanto utiliza o seu notebook num local fixo, com a alimentação externa, irá protegê-la do calor e de uma possível sobrecarga. 

Nos Estados Unidos, algumas baterias defeituosas de notebooks chegaram a pegar fogo e a causar recalls de empresas conceituadas, como Dell, Toshiba e Sony. Esta pergunta sempre preocupou os utilizadores: “Devo desligar o notebook da fonte assim que a bateria estiver carregada?” Em circunstâncias normais, não importaria para uma bateria li-ion. Assim que a bateria estiver 100% carregada, esta não receberá mais carga. No entanto, existe a possibilidade, ainda que pequena, de um mau funcionamento da fonte, do laptop ou da própria bateria.

Algumas baterias deixam de funcionar depois de ocorrer uma descarga total. O que acontece é que, depois de descarregadas abaixo de 2.5 volts por célula, o circuito interno de segurança abre-se e a bateria “morre”. Neste ponto torna-se impossível carregar a bateria da forma normal. Alguns dispositivos de análise de bateria (Cadex) possuem uma função de recarga que reativam o circuito de proteção de uma bateria que parou de funcionar e permitem que elas sejam recarregadas. No entanto, se a voltagem cair abaixo de 1.5 volts por célula e permanecer neste estado por alguns meses, a recarga não é recomendada por razões de segurança. Carregue sempre a sua bateria até sensivelmente metade da carga antes de a deixar armazenada por muito tempo, e em seguida efetue uma carga completa antes de usá-la novamente.

Uma ideia que é partilhada por muitos especialistas é que a vida da bateria li-ion depende de diversos outros fatores além dos ciclos de carga-descarga. O ambiente no qual a bateria é mantida e colocada para funcionar influencia diretamente a sua longevidade. Quanto menor o stress sob o qual ela trabalhar, mais tempo ela durará.

Resumo Rápido

Evita descargas completas, porque elas põe uma carga de stress na bateria. Várias descargas parciais e frequentes recargas são melhores para baterias li-ion. Recarregar uma bateria li-ion parcialmente descarregada não causa dano pois não há o efeito memória que havia nas baterias antigas (Neste ponto as baterias li-ion são melhores do que as baseadas em Niquel, que possuem o chamado efeito memória). Uma bateria com vida curta no notebook é causada mais pelo calor do que pelos padrões de carga/descarga. Baterias com medidor de energia (o que é o caso das baterias de notebooks) devem ser calibradas fazendo uma descarga completa e recarga a cada 30 recargas menores. Se nada for feito, o medidor de energia vai ficar cada vez menos preciso e em alguns casos pode desligar o notebook por falta de carga sem aviso prévio. Aconselho a manter a bateria de Li-Ion em locais frescos. Evita deixá-la sob o Sol ou dentro de locais muito abafados. Para armazenamento prolongado, deixe a bateria com 40% de carga. Nunca completamente descarregada ou carregada. Sempre que possível remove a bateria do laptop quando estiveres a usá-la ligada à corrente..

powered by OPS Portugal

Anúncios

Sobre Rosdet Nascimento

Nasci em 1985 em São Tomé e Príncipe, mas vivi toda a minha vida no concelho de Cascais. Tenho formação na área de informática, mas sou administrativo numa grande multinacional, dizem que a maior delas. Além da escrita e do cinema, sou amante de desportos como Running e Krav Maga. Guerreiro é o meu primeiro romance.
Esta entrada foi publicada em Dicas. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s