Microsoft Portugal alerta consumidores para tentativa de fraude

A Microsoft divulgou hoje um alerta para uma tentativa de fraude que usa o nome da empresa para tentar convencer os utilizadores de que foram vitimas de um ataque informático.

A empresa teve conhecimento de vários telefonemas realizados ao longo das últimas semanas para consumidores e parceiros em nome da empresa, com a indicação de que o seu PC está infetado com um vírus. A tentativa de burla foi detetada em vários países.

Os autores do contacto identificam-se como membros de um departamento de segurança, do suporte técnico da fabricante ou de empresas de pesquisa, para garantirem que o utilizador terá de seguir uma série de comandos para limpar o vírus instalado na sua máquina.

Em vez disso, esta ação pode culminar na instalação de programas criados para roubar dados, apropriando-se de passwords e informação de acesso a contas bancárias, por exemplo.

Noutros contactos chega a ser sugerido que o utilizador contrate pacotes anuais de suporte para resolver o problema e eliminar o malware dos seus sistemas.

Têm-se também registado tentativas de recolha de dados pessoais das potenciais vítimas, como número de cartão de crédito e outras informações.

Contactada pelo TeK, a Microsoft diz que não consegue apurar um número de utilizadores afetados em Portugal, até porque nem todos os casos são reportados.

“O que a Microsoft notou é que o seu centro de apoio ao cliente recebeu alguns telefonemas, não muitos, mas todos com o mesmo padrão, e alguns clientes contactaram também os gestores de conta com algumas dúvidas”, explica fonte oficial da empresa.

“Apesar de não haver qualquer caso para alarme, e tratando-se de uma rede internacional que já efetuou ataques noutros países, a Microsoft prefere alertar já os seus clientes no sentido de evitar, quando possível, casos graves de informação e identidade roubada”, acrescenta a mesma porta-voz.

Na nota divulgada pela fabricante refere-se mesmo que em alguns dos contactos feitos em nome da Microsoft os burlões se identificam como parceiros com certificado profissional, de forma a mais facilmente conquistarem a confiança das vítimas.

A Microsoft aconselha a quem tenha sido alvo de um contacto deste tipo o reset (redefinição) de passwords e a realização de uma verificação de segurança ao computador, para garantir que não foram instalados programas de software malicioso. A ferramenta de scan da fabricante está disponível aqui.

Anúncios

Sobre Rosdet Nascimento

Nasci em 1985 em São Tomé e Príncipe, mas vivi toda a minha vida no concelho de Cascais. Tenho formação na área de informática, mas sou administrativo numa grande multinacional, dizem que a maior delas. Além da escrita e do cinema, sou amante de desportos como Running e Krav Maga. Guerreiro é o meu primeiro romance.
Esta entrada foi publicada em BREAKING NEWS, Dicas com as etiquetas , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s