O que é um hub?

Um concentrador (ou hub) é um elemento material que permite concentrar    o tráfego rede que provém de vários hóspedes, e gerar de novo  o sinal. O concentrador é assim uma entidade que possui diversas portas    (possui  tantas portas quantas as máquinas que pode ligar entre elas, geralmente 4, 8, 16 ou 32). O seu único objectivo é recuperar os dados    binários que chegam a uma porta e difundi-los para o conjunto    das portas. Da mesma maneira que o repetidor, o    concentrador opera ao nível 1 do modelo    OSI, e esta é a razão pela qual às vezes é chamado    “repetidor multiports”.

concentrateur - hub

O concentrador permite assim ligar várias máquinas entre elas,    às vezes dispostas em estrela, daí o nome de hub (que significa   centro de roda em inglês), para ilustrar o facto de que se trata do ponto de passagem    das comunicações das diferentes máquinas.

Tipos de concentradores

Distinguem-se várias categorias de concentradores:

  • Os concentradores ditos “activos”: são      alimentados electricamente e permitem regenerar o sinal nas diferentes      portas
  • Os concentradores ditos “passivos”: permitem      apenas  difundir o sinal a todos os hóspedes conectados sem amplificação

 

Ligação de vários hubs

É possível ligar vários hubs entre eles    a fim de concentrar um maior número de máquinas, fala-se    então de ligação em cascata (às vezes chamada daisy    chains , em inglês). Para o efeito, basta ligar os    hubs com um cabo cruzado,   isto é, um cabo que liga os conectores de recepção de uma extremidade    aos conectores de recepção da outra.

Os concentradores em geral são dotados de uma porta especial    chamada “uplink” que permite utilizar um cabo direito para    ligar as portas entre elas. Há igualmente hubs capazes de cruzar ou descruzar automaticamente as suas portas, caso estejam ligados a um hóspede ou a um hub.

mise en place de hubs en cascade - daisy chain

Nota É possível encadear até três concentradores.

Se desejar ligar várias máquinas à sua ligação conexão Internet, um hub não é suficiente. É necessário    recorrer a um switch ou a um comutador ou então deixar utilizar o computador ligado directamente à conexão    como ponte estreita (ficará, por conseguinte,  constantemente acendido quando os outros computadores da rede desejarem aceder à Internet).

Anúncios

Sobre Rosdet Nascimento

Nasci em 1985 em São Tomé e Príncipe, mas vivi toda a minha vida no concelho de Cascais. Tenho formação na área de informática, mas sou administrativo numa grande multinacional, dizem que a maior delas. Além da escrita e do cinema, sou amante de desportos como Running e Krav Maga. Guerreiro é o meu primeiro romance.
Esta entrada foi publicada em Glossário, Redes com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s