Apple iPhone 5S, iPhone 5C e iOS 7: O que esperamos para hoje

  Depois do Samsung Galaxy Note 3 e do Sony Xperia Z1, a segunda semana de Setembro terá como principal destaque o evento da Apple, agendado para depois de amanhã. Espera-se, além do lançamento oficial do iOS 7 para os utilizadores do iPhone, que a Apple introduza ainda o Apple iPhone 5S e um novo smartphone conhecido por iPhone 5C. Eis aquilo com que esperamos contar no dia 10 de Setembro:

Apple iOS 7

ios7

Este evento não servirá para introduzir o iOS 7, já que a apresentação da nova versão do sistema operativo mobile da Apple foi feita ainda em Junho deste ano, durante a WorldWide Developers Conference 2013. Servirá, isso sim, para oficializar a saída do sistema operativo do seu estatuto de beta e passar a disponibilizá-lo aos utilizadores do iPhone. E não, não nos esquecemos do iPad – a não ser que a Apple cumpra os timmings todos, a expectativa é a de que os utilizadores do tablet da maçã só recebam o iOS 7 ou no fim de Setembro ou no início de Outubro.

Em relação ao iOS 7, as principais novidades são sobretudo estéticas: o iOS 7 marca a primeira alteração radical ao aspecto do sistema operativo desde que este foi inicialmente introduzido em 2007, juntamente com o primeiro iPhone. Comparativamente às versões anteriores, o ecrã de bloqueio do novo iOS 7 dá agora ao utilizador a opção de ter um papel de parede dinâmico (ou animado, como no Android) ou estático (que é como virá de origem).

Também pode passar a contar com muito menos Google no seu iPhone: o relacionamento entre as duas gigantes já contou com melhores dias e a Apple procura reduzir cada vez mais a sua dependência da rival. Não podemos afirmar para já se a Google continuará a ser o motor de busca por defeito do Safari, mas é possível que no futuro a Apple o troque por alternativas como o motor de busca da Microsoft ou da Yahoo!.

A mesma lógica parece aplicar-se aos serviços pré-instalados e com integração no iOS 7: no lugar do Youtube, temos o Vimeo; no lugar dos Google Maps, teremos novamente os mapas da Apple. Redes sociais como  Facebook, Twitter, LinkedIn e Flickr possivelmente também contarão com integração no iOS 7.

Apple iPhone 5S

ip5s

Tal como ocorreu há dois anos com o iPhone 4S, também o iPhone 5S será um mero upgrade ao seu antecessor. Isto significa que o novo iPhone será praticamente igual ao iPhone 5, excepto que o seu interior irá conter hardware melhor. Comparativamente ao iPhone 5 também podemos esperar algumas novidades em relação ao modus operandi da Apple, tais como uma paleta de cores mais abrangente e espaço de armazenamento alargado. Espera-se que chegue, em conjunto com o iPhone 5C, aos principais mercados já no dia 20 de Setembro, segundo confirmou a China Telecom.

Não são conhecidas as especificações técnicas oficiais do novo iPhone, mas pensa-se que poderá incluir uma câmara de 12 a 13 MP com flash dual LED, manter o processador dual-core (potencialmente com maior clockagem) e a GPU quad-core. As expectativas também sugerem 2 GB de RAM.

As funcionalidades que nos parecem mais óbvias por esta altura incluem NFC e potencialmente um scanner para impressões digitais – cuja tecnologia, a vir a estar presente no iPhone 5S, se desconhece se irá estar no botão Home ou embutida no próprio ecrã.

Apple iPhone 5C

ip5c

A grande surpresa de dia 10 será o Apple iPhone 5C, uma variante de média gama do popular smartphone da maçã. Poderá inclusive vir a substituir o Apple iPhone 5, uma vez que os custos de produção deste smartphone – devido aos seus materiais – são demasiado elevados. Em parte isso poderia explicar o porquê da Apple ter apostado em materiais mais baratos para construir o iPhone 5C.

O Apple iPhone 5C deverá apresentar um formato mais “curvo” que o iPhone clássico, além de vir a estar disponível numa paleta de cores mais abrangente do que até à data tem sido habitual na Apple (seis cores diferentes, de acordo com os rumores).

Espera-se que, em termos de hardware e especificações técnicas, o iPhone 5C seja bastante equivalente ao iPhone 5, o que se traduziria num aparelho equipado com um processador dual-core, GPU tri-core e câmara digital de 8 MP.

Que expectativas tem em relação ao evento de terça-feira? Diga-nos o que pensa e o que gostaria de ver nos próximos produtos da Apple!

Anúncios

Sobre Rosdet Nascimento

Nasci em 1985 em São Tomé e Príncipe, mas vivi toda a minha vida no concelho de Cascais. Tenho formação na área de informática, mas sou administrativo numa grande multinacional, dizem que a maior delas. Além da escrita e do cinema, sou amante de desportos como Running e Krav Maga. Guerreiro é o meu primeiro romance.
Esta entrada foi publicada em BREAKING NEWS, Efemérides, Máquinas, Novidades. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s