O que a Apple não quer que se saiba!

evil-apple

Nenhuma empresa se torna a companhia mais poderosa do mundo sem fazer algum trabalho sujo. Nenhuma empresa consegue ter 150 mil milhões em dinheiro sem trafulhice. Nenhuma empresa consegue manter os preços competitivos ​​durante tanto tempo sem explorar algumas pessoas..

Apresento-vos a Apple.

Para obter uma margem de lucro muito boa a Apple tem de produzir os iPhones o mais barato possível. Dado que a Apple só usa peças de qualidade superior, a diferença tem de ser feita na mão de obra barata. O New York Times relatou que os trabalhadores da Foxconn, o ex-fabricante do iPhone, recebiam 22 dólares americanos por turno de doze horas, e muitas vezes eram forçados a trabalhar mais horas. Haviam tantos suicídios nos dormitórios dos trabalhadores, (sim, estes viviam na fábrica) que a Foxconn teve que instalar redes à volta das janelas.

A Foxconn ficou bastanto conhecida por explorar os trabalhadores, devido a pressões externas, os donos da empresa tiveram de aumentar os salários dos seus operários. Obviamente a Apple não estava interessada em mais custos de produção e mudou de parceiro no fabrico dos seus equipamentos. Apareceu a Pegatron. A nova parceira chinesa da Apple, desde que assumiu a parceria tem uma margem de lucro de 0,8%. Os direitos do trabalhador, esses, continuavam a ser violados.

apple-human-rights-537x323

 

Outro calcanhar de aquiles do gigante americano é a responsabilidade ambiental. Em 2011 a Apple foi responsável por enviar para a atmosfera 23 mil toneladas de gases de efeito estufa. Os responsáveis vieram dizer que a sua principal meta era diminuir esses valores para metade e que estariam a trabalhar arduamente para a atingir, a verdade é que as emissões aumentaram 34% em 2012. 

A IHS Inc., empresa americana de consultoria e dados de empresas, informa que o custo de fabrico do iPhone é de cerca de 207 dólares americanos e são vendidos às operadoras móveis por 580. Apesar deste número variar conforme o modelo, a Apple no geral costuma vender com uma margem de lucro de 49 a 58%, enquanto a média do sector está nos 30%.

Anúncios

Sobre Rosdet Nascimento

Nasci em 1985 em São Tomé e Príncipe, mas vivi toda a minha vida no concelho de Cascais. Tenho formação na área de informática, mas sou administrativo numa grande multinacional, dizem que a maior delas. Além da escrita e do cinema, sou amante de desportos como Running e Krav Maga. Guerreiro é o meu primeiro romance.
Esta entrada foi publicada em Apple, Negócios. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s