Assistente virtual da Microsoft está a aprender quatro novas línguas

  890130

“Hola, soy Cortana”. “Ciao, sono Cortana”. “Bonour, je suis Cortana”. “Hallo, ich bin Cortana”. São frases que podem agora ser ditas pelos telemóveis da Microsoft. Espanha, Itália, França e Alemanha juntaram-se ao restrito leque de países para os quais existe uma versão da Cortana, uma aplicação da Microsoft que funciona como uma assistente pessoal com inteligência artificial.

Nestes quatro países, porém, a assistente estará disponível apenas para criadores de aplicações que tenham aderido ao programa de desenvolvimento de aplicações para Windows Phone, um passo que antecede uma disponibilização mais alargada – a qual, por ora, não tem data marcada.

A Cortana – o nome é inspirado numa personagem feminina dos jogos de computador Halo, também da Microsoft, e a empresa refere-se à aplicação como sendo uma “ela” – inclui reconhecimento de voz, o que significa que a expansão para novos mercados implica que a aplicação domine a língua de cada país.

“Precisamos de ajuda da comunidade [de criadores de aplicações] para que usem e falem com a Cortana, de forma a melhorar os modelos de reconhecimento de discurso e linguagem para cada nova língua”, explicou a Microsoft, num comunicado

A versão agora disponível em França, Espanha, Alemanha e Itália está ainda numa fase alfa: tem muitas funcionalidades em falta e deverão ser esperadas falhas. A informação sobre transportes públicos, por exemplo, só existe para as grandes cidades. Também não será para já possível fazer perguntas sobre informação do estilo enciclopédia (“Qual a altura do Monte Evereste?”), nem seguir voos de companhias aéreas, como é possível fazer na versão para os EUA. Contudo, percebendo o interesse europeu pelo futebol, a Cortana saberá dar informação sobre a liga principal de cada um daqueles países.

Para além daqueles quatro países, a aplicação, semelhante à Siri, da Apple, só está disponível nos EUA, onde se estreou este ano com uma versão mais completa, bem como no Reino Unido e na China, ainda em fase beta.

A Microsoft parece também estar a trabalhar para integrar a assistente virtual na próxima versão do Windows para computadores e tablets, o Windows 10, que chega ao mercado no final do próximo ano. Uma versão de testes da Cortana para Windows foi divulgada na sexta-feira no site WinBeta, uma publicação com 16 anos e dedicada inteiramente à Microsoft. Não há informação oficial por parte da empresa sobre esta versão para Windows.

Publicidade:

byy-1imiaaanvgo

Anúncios

Sobre Rosdet Nascimento

Nasci em 1985 em São Tomé e Príncipe, mas vivi toda a minha vida no concelho de Cascais. Tenho formação na área de informática, mas sou administrativo numa grande multinacional, dizem que a maior delas. Além da escrita e do cinema, sou amante de desportos como Running e Krav Maga. Guerreiro é o meu primeiro romance.
Esta entrada foi publicada em BREAKING NEWS, Novidades, Software, Windows. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s